A Importância do Ensino Superior: Carlos Oliveira no Podcast "Trinta e Oito Vírgula Quatro"

A Importância do Ensino Superior: Carlos Oliveira no Podcast "Trinta e oito vírgula quatro"

O Presidente Executivo da Fundação José Neves, Carlos Oliveira, foi convidado para participar no podcast "Trinta e oito vírgula quatro", do jornal ECO, para debater o tema: "Ainda vale a pena ir para a universidade?".

O “Guia para pais e jovens: como escolher a área de estudos no secundário” demonstra que 14 meses após a conclusão de um curso científico-humanístico no ensino secundário, 83% dos jovens prosseguiram os seus estudos no ensino superior. No entanto, com a evolução do mercado de trabalho e a crescente importância das habilidades digitais, muitos se questionam se investir numa formação superior ainda é uma escolha sábia.

“Há um desajustamento entre o aumento das competências dos portugueses e os salários.”

Carlos Oliveira mencionou que, de acordo com o Relatório "Estado da Nação" 2023, realizado pela Fundação José Neves, o prémio remuneratório associado às habilitações superiores diminuiu, mas que em média, quem tem ensino superior ganha mais 27% do que quem tem o ensino secundário.

Além destes dados, o Presidente Executivo da Fundação José Neves aponta que 30% dos jovens portugueses são considerados sobrequalificados para as posições que ocupam, o que é “altamente frustrante” e um sinal de alerta para o mercado de trabalho português.

“Os números mostram claramente que vale a pena (ir para a universidade) e que esse deve ser um caminho, mas não é caminho único. E essa é uma das desmistificações que tentamos fazer na fundação…”

A conclusão de Carlos Oliveira relativamente à pergunta “Ainda vale a pena ir para a universidade?” é que sim, vale a pena e que esse deve ser uma das opções. No entanto, não deve ser a única opção a ser considerada, já que existem outras, como o ensino profissional, por exemplo. A educação superior está a adaptar-se às mudanças no mercado de trabalho, incorporando cada vez mais elementos de educação digital e habilidades práticas nos seus currículos. Isto permite que os alunos desenvolvam competências relevantes para o mundo real e estejam preparados para os desafios do mercado de trabalho moderno, de forma mais eficiente.

Veja a participação completa de Carlos Oliveira no podcast “Trinta e oito vírgula quatro” no jornal ECO.

 

Partilha este artigo_