Quais as profissões que mais cresceram e decresceram nos últimos anos?

As profissões do grupo dos Especialistas em TIC registaram o maior aumento de emprego nos últimos anos

Analisando o crescimento entre 2010 e 2021, o top de profissões com maior crescimento do emprego foi composto por profissões que requerem, salvo algumas exceções, níveis de qualificações mais elevados, designadamente profissões tecnológicas. De facto, 4 das 10 profissões que mais cresceram neste período pertencem ao grupo profissional dos Especialistas em TIC.

As seguintes profissões tiveram um aumento superior a 300% no volume de emprego, ou seja, o número de trabalhadores nestas profissões, em 2021, foi mais de 4 vezes superior aos de 2010:

·      Especialistas em base de dados e redes

·      Programadores de software

·      Especialistas de redes informáticas

No caso da variação nos anos mais recentes, marcados pela crise pandémica, a lista de profissões com maior aumento de emprego foi diferente: entre 2020 e 2021, o top de profissões que mais cresceram foi composto quer por profissões mais qualificadas como os ‘Analistas financeiros’ ou os ‘Analistas e programadores de software e aplicações’ assim com profissões que tipicamente requerem menos qualificações como os ‘Trabalhadores de profissões elementares não especificadas’.

Top de profissões com o maior crescimento de trabalhadores entre 2010-2021 e 2020-2021

Fonte: Quadros de Pessoal (GEP/MTSSS), FJN/Brighter Future. (1)

Mas houve várias profissões em que o emprego caiu significativamente

As profissões cujo número de trabalhadores mais decresceu entre 2010 e 2021 apresentam uma maior diversidade em termos de grupo profissional. Por um lado, temos profissões relacionadas com o setor da educação como os ‘Professores de línguas fora do ensino oficial’ e os ‘Explicadores, formadores e especialistas em métodos de ensino’ bem como profissões relacionadas com a direção e gestão de empresas tais como os ‘Diretores de sucursais de bancos, serviços financeiros e de seguros’ ou os ‘Diretores das indústrias de construção e de engenharia civil’.

No caso das profissões com a maior perda de emprego em 2021 face a 2020, destacam-se as profissões relacionadas sobretudo com o setor do comércio e do turismo, designadamente os ‘Empregados das agências de viagens’, os ‘Assistentes de viagem e comissários’ e os ‘Cabeleireiros, esteticistas e similares’.

Top de profissões com o maior decréscimo de trabalhadores entre 2010-2021 e 2020-2021

Fonte: Quadros de Pessoal (GEP/MTSSS), FJN/Brighter Future. (1)

Nota Metodológica:

Na elaboração do presente Insight recorreu-se aos dados dos Quadros de Pessoal que resulta de um inquérito anual obrigatório a todas as empresas do setor privado e do setor empresarial do estado com pelo menos um trabalhador por conta de outrem e que está a cargo do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (GEP/MTSSS), sendo que estes dados foram posteriormente tratados pela Fundação José Neves.

(1)  São consideradas as pessoas ao serviço em empresas do setor privado e do setor empresarial do estado. Os trabalhadores independentes, de serviço doméstico e do setor público administrativo não integram os dados originais. Consideraram-se apenas as profissões Brighter Future com pelo menos 500 trabalhadores em 2010.

Partilha este artigo_