Ofertas de emprego do 3º trimestre de 2023 reduziram 45% face ao trimestre anterior

Como evoluíram as ofertas de emprego do 3º trimestre de 2023 em comparação com os trimestres anteriores?

Depois da redução – de 16% – do volume das ofertas de emprego no 2º trimestre de 2023 em comparação com o 1º trimestre de 2023, as ofertas do 3º trimestre acentuaram ainda mais a tendência de queda ao sofrerem uma forte redução de 45% em comparação com as ofertas do 2º trimestre.  

Verificou-se, deste modo, um decréscimo contínuo do volume trimestral de ofertas de emprego desde o início de 2023: entre o 1º e o 3º trimestre as ofertas de emprego baixaram cerca de 54%, ou seja, o número de ofertas no 3º trimestre foi menos de metade do registado nos primeiros três meses do ano.    

Comparando com o período homólogo de 2022, registou-se, de igual modo, uma redução bastante acentuada: o volume de ofertas do 3º trimestre de 2023 reduziu cerca de 70% em comparação com o volume de ofertas dos meses de julho a setembro de 2022.  

De facto, o 3º trimestre de 2023 teve o número mais baixo de ofertas de emprego dos últimos dois anos.  

A queda do volume de ofertas mensais foi contínua ao longo do 3º trimestre de 2023

Analisando a evolução mensal, verifica-se que a redução das ofertas de emprego foi constante ao longo do 3º trimestre de 2023.  

Face a junho de 2023, as ofertas julho registaram uma forte redução de 35%. A queda do volume de ofertas continuou nos meses seguintes. Entre julho e agosto, as ofertas decresceram 26% e, entre agosto e setembro, as ofertas baixaram aproximadamente 30%.  

Comparando, o primeiro e o último mês do 3º trimestre, o volume de ofertas baixou cerca de 48%, ou seja, ao volume de ofertas de setembro foi cerca de metade do número de ofertas de julho.  

Evolução trimestral e mensal das ofertas de emprego entre julho de 2021 e setembro de 2023

Fonte: Burning Glass, FJN/Brighter Future. (1)

Quais as profissões que mais decresceram no 3º trimestre de 2023 face ao período homólogo de 2022? E quais as que cresceram?  

O forte decréscimo, em termos agregados, do número de ofertas de emprego do 3º trimestre de 2023 face ao período homólogo do ano anterior – redução de 70% – também se traduziu, previsivelmente, na redução das ofertas de emprego para a maioria das profissões entre os dois períodos: 97% das profissões Brighter Future registaram uma redução do volume de ofertas comparativamente ao trimestre homólogo de 2022.

Destas, destacaram-se as seguintes profissões com um decréscimo a nível das ofertas de emprego superior a 90%:

Em termos absolutos, a redução das ofertas foi mais significativa para as seguintes profissões, que registaram uma queda superior a 1500 ofertas no 3º trimestre de 2023, face ao período homólogo do ano anterior:

Apesar de estarem em minoria, houve também um conjunto de profissões com um crescimento do volume das ofertas no 3º trimestre de 2023 face ao período homólogo de 2022 superior a 20%:

Quais as profissões mais procuradas pelos empregadores no 3º trimestre de 2023?

Apesar da volatilidade registada no número de ofertas mensais de emprego ao longo dos últimos anos, as profissões mais procuradas têm sido bastante consistentes ao longo do tempo.

De facto, existem sete profissões no top dez das profissões mais procuradas no 3º trimestre de 2023 que também estavam no top do 3º trimestre de 2022. Tal como verificado para os trimestres anteriores, o top de profissões mais procuradas foi composto, na sua maioria, por profissões com uma forte componente tecnológica e com ligação ao setor do comércio.

Profissões mais procuradas no 3º trimestre de 2023 e variação face ao 3º trimestre de 2022

Fonte: FJN/Brighter Future, Burning Glass

Apesar do top do 3º trimestre de 2022 e 2023 partilharem as mesmas sete profissões, o posicionamento de cada profissão entre as mais procuradas não foi exatamente o mesmo. De facto, todas as sete profissões mudaram de posição entre os dois trimestres analisados.

Os ‘Programadores de software’ e os ‘Empregados de escritório, técnicos de secretariado e operadores de processamento de dados’ foram as únicas profissões que não alteraram de posição ao manterem, respetivamente, o 1º e o 9º lugar entre as profissões mais procuradas.  

Face ao 3º trimestre de 2022, os ‘Analistas de sistemas’ e os ‘Representantes comerciais’ subiram várias posições entre as mais procuradas, ocupando, no 3º trimestre de 2023, o 2º e 7º lugar do top, respetivamente.  

No sentido inverso, os ‘Operadores de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas’ e o ‘Pessoal de informação administrativa’ baixaram três posições, encontrando-se, no 3º trimestre de 2023, no 5º e 8º lugar do top, respetivamente.  

A queda foi mais acentuada para os ‘Empregados de mesa e bar’ ao perderem sete posições, deixando de serem a terceira profissão com mais ofertas de emprego e encontrando-se, no 3º trimestre de 2023, no último lugar do top dez das profissões mais procuradas.

Que profissões entraram e quais as que saíram do top das mais procuradas?

Face ao 3º trimestre de 2022, as três profissões que saíram do top foram as seguintes:

No sentido oposto, as três profissões que entraram no top das mais procuradas no 3º trimestre de 2023 foram as seguintes:

Destas profissões, destacaram-se as subidas de 14 posições dos ‘Especialistas em publicidade e marketing’ até ao 6º lugar do top das mais procuras no 3º trimestre de 2023.

Nota Metodológica:

Na elaboração do presente Insight recorreu-se aos dados das ofertas de emprego online no mercado laboral português, facultados pela Burning Glass e tratados pela FJN, relativos ao 3º trimestre de 2023, comparando os mesmos, quer face aos trimestres anteriores quer com o período homólogo de 2022.  

  1. O índice 100 é uma normalização do número global de ofertas de emprego no 3º trimestre de 2021 (evolução trimestral) ou em julho de 2021 (evolução mensal).  

Partilha este artigo_