Programa de bolsas ISA FJN da Fundação José Neves ganha Fundação Galp como novo parceiro

_ ISA FJN já ajudou mais de 400 pessoas a mudarem de vida

Programa de bolsas ISA FJN da Fundação José Neves ganha Fundação Galp como novo parceiro

O programa de bolsas ISA FJN, da Fundação José Neves, conta a partir de agora com a Fundação Galp como novo parceiro, o que permitirá reforçar o impacto do programa a todas as pessoas que pretendam aumentar ou requalificar as suas competências. As duas entidades reforçam assim a aposta no aumento das competências dos portugueses para que possam ter um futuro melhor.

Lançado publicamente há três anos, o programa de bolsas reembolsáveis ISA FJN já investiu um total próximo dos 3 milhões de euros no pagamento de propinas das mais de 400 pessoas que viram as suas candidaturas aprovadas.

Efetivamente, segundo uma avaliação efetuada no início de setembro em parceria com o Economics of Education Knowledge Center da NOVA SBE, a taxa de empregabilidade entre os 284 bolseiros que já terminaram os respetivos cursos ou formações situava-se nos 87% e a sua remuneração média havia beneficiado de um aumento superior a 20%. Isto permitiu que 77% dos bolseiros se encontrem a reembolsar o seu ISA FJN, o que só é possível por terem superado o valor salarial previamente contratualizado.

Com esta parceria institucional, a Fundação Galp e a Fundação José Neves comprometem-se a maximizar os efeitos do programa ISA FJN de forma a chegar a cada vez mais beneficiários em todo o país.

“Em apenas três anos, o programa de bolsas reembolsáveis ISAFJN já permitiu a muitos portugueses darem um novo impulso à sua carreira profissional e à sua vida, cumprindo assim os objetivos estipulados aquando do seu lançamento. Neste novo ciclo, queremos aumentar o impacto e para isso precisamos de agregar parceiros ao ISA FJN. A parceria com a Fundação Galp, cujo significado é muito especial por unir duas entidades com uma vocação muito forte no apoio à educação, o programa ganha uma nova energia para prosseguir a sua missão de chegar a cada vez mais portugueses, em todo o país, dotando-os das competências indispensáveis para os empregos e para os desafios do futuro. A Fundação Galp é assim o primeiro parceiro e esperamos que se possam juntar mais entidades no futuro”, destaca Carlos Oliveira, Presidente Executivo da Fundação José Neves.

“Com esta parceria, reforçamos o compromisso da Galp e da sua Fundação na construção de uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, onde a educação e a preparação para o mercado de trabalho assumem uma dimensão fulcral ao nível social e económico”, afirma Paula Amorim, Presidente do Conselho de Administração da Galp e da Fundação Galp. “Somos uma empresa multinacional, com presença em três continentes, mas nunca nos esquecemos de onde vimos e de quem somos”, conclui.

José Neves, Fundador da Fundação José Neves, realça como “muito importante e um exemplo para o país esta sinergia de esforços entre duas entidades e o seu contributo efetivo para o desenvolvimento do país e dos portugueses, através do aumento de competências e da educação, um valor fundamental para que Portugal possa prosperar e proporcionar um futuro risonho à nossa sociedade. O programa ISA FJN vai continuar a fazer o seu caminho, agora ainda mais fortalecido, e, mais importante, vai continuar a fazer a diferença na vida das pessoas, como atestam os resultados alcançados até aqui”.

O programa ISA FJN é destinado tanto a estudantes como a profissionais que estejam no mercado de trabalho ou desempregados. É baseado no modelo de acordo de partilha de rendimentos (income share agreement), em que os bolseiros apenas restituem o valor da propina quando começam a trabalhar e atingem um valor salarial previamente definido. As candidaturas estão disponíveis em https://joseneves.org/isa.

As bolsas ISA FJN abrangem um público muito diversificado, de todo o país, incluindo Açores e Madeira, e todas as faixas etárias, sendo a mais representada a faixa compreendida entre os 30 e os 40anos. A maioria dos bolseiros frequenta bootcamps, seguindo-se mestrados, pós-graduações e MBA. Mais alguns dados revelam que 60% dos bolseiros são licenciados e que 43% não teriam realizado a formação sem as bolsas ISA FJN. E ainda que entre aqueles que pediram e receberam a bolsa, 99% prosseguiram a sua formação e levaram-na até ao fim. Dos que pediram e não tiveram acesso, só 57%prosseguiram, o que demonstra a importância das bolsas.

Fruto de parcerias com 39 instituições de ensino nacionais, o programa ISA FJN tem 410 cursos e formações elegíveis em diversas instituições de ensino espalhadas por todo o país (universidades, institutos politécnicos e diversas escolas de formação prática e intensiva).

O processo de candidatura aos ISA FJN é simples e muito intuitivo e, se o curso desejado não estiver disponível, pode ser sugerida a sua inclusão através do website da FJN.

As candidaturas estão disponíveis em https://joseneves.org/isa e são acessíveis a qualquer pessoa, bastando ser maior de idade e ter residência fiscal e cartão de cidadão português.

O programa ISA FJN conta com o apoio da União Europeia, no âmbito do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE). O objetivo do FEIE é ajudar a apoiar o financiamento e a implementação de investimentos produtivos na União Europeia e garantir um maior acesso a apoio financeiro.

Partilha este artigo_