O conhecimento e as competências são o motor de transformação para um futuro melhor

1.
Carta do Fundador

Na Fundação José Neves temos como missão contribuir para a transformação de Portugal num “país de conhecimento”, através da educação e do desenvolvimento humano.

Queremos que a Fundação seja disruptiva e impactante.

Na Fundação José Neves temos como missão contribuir para a transformação de Portugal num “país de conhecimento”, através da educação e do desenvolvimento humano. Queremos que a Fundação seja disruptiva e impactante.

A nossa ambição é ajudar a elevar significativamente o estatuto e a posição de Portugal nos rankings internacionais de educação e de desenvolvimento humano nos próximos 20 anos.

Acreditamos que para atingir esse nível de desenvolvimento, temos de ter uma estratégia diferenciadora e investir recursos consideráveis que permitam fazer a diferença e gerar impacto em áreas essenciais para as pessoas, como a saúde, a cidadania e a igualdade social.

O meu compromisso como Fundador, é dotar a Fundação de meios significativos, assumindo o compromisso de doar dois terços dos meus ativos, ao longo da minha vida, para perseguir este objetivo maior.

Iremos focar os recursos da Fundação na educação, com uma forte aposta nas competências do futuro e do mundo digital, para no presente, preparar o futuro. Abrindo as portas para um Portugal mais desenvolvido, onde o conhecimento e as competências são o motor de transformação para um futuro melhor.

Apostaremos na educação em todo o seu ciclo, dando particular destaque à educação contínua dos portugueses, aumentando o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento das suas competências pessoais e profissionais. Queremos que esta aposta provoque um efeito de contágio em todas as áreas de emprego.

Portugal pode não ter os recursos naturais que lhe permita  competir mundialmente, mas tem uma geração de portugueses com potencial, qualidades humanas e intelectuais que podem colocar o país no caminho da liderança mundial do mundo digital.

A nossa visão estratégica assenta em quatro pilares que guiarão a nossa atuação:

  1. Criar oportunidades equitativas de acesso à educação, através de soluções de financiamento a estudantes, inovadoras e sem fins lucrativos; de forma a promover o acesso generalizado à educação de qualidade e de futuro, apostando na formação ao longo da vida e no desenvolvimento do potencial humano.
  2. Potenciar as competências do futuro, através da dinamização do seu desenvolvimento desde muito cedo, da identificação das competências e das profissões do futuro, da sensibilização para a importância de investir em formação para o reskill e upskill; assumindo-se como uma força motriz da educação.
  3. Projetar a educação do futuro, adequando os formatos do ensino em Portugal, à evolução da sociedade e à velocidade da era digital, contribuindo para a valorização da educação ao longo da vida; alinhando-a com os desafios do futuro.
  4. Despertar para a importância do equilíbrio entre as dimensões intelectual e espiritual do conhecimento, contribuindo para fortalecer o lado humano, moral, ético e o despertar desta consciência em cada indivíduo, e consequentemente promover valores essenciais para o equilíbrio da sociedade.

É deste percurso dos fundadores, ligado à economia digital que surge uma estratégia clara para governar a Fundação, com o mesmo empreendedorismo, visão estratégica e paixão que aplicam nas suas vidas e empresas. A nossa missão é ser uma força de mudança que contribua para transformar Portugal num dos países mais desenvolvidos do mundo. Prometemos fazê-lo seguindo um conjunto de valores que sejam transformadores pela forma como se gerem empresas e instituições. Não nos basta termos sucesso no “que” fazemos, mas também em “como” o fazemos.

Por amor a Portugal e aos Portugueses,
José Neves