As ofertas de emprego do 2º trimestre de 2023 baixaram 16% face ao trimestre anterior

As ofertas de emprego do 2º trimestre de 2023 baixaram 16% face ao trimestre anterior

As ofertas de emprego são um indicador informativo sobre a resposta dos empregadores às diferentes fases dos ciclos económicos ao permitirem não só perceber a dinâmica de procura pelo mercado de trabalho, mas também analisar variações homólogas, ou seja, variações verificadas face ao mesmo período de anos anteriores.  

No presente Insight analisamos os dados das ofertas de emprego do 2º trimestre de 2023 comparando o volume de ofertas, quer face ao trimestre anterior como ao período homólogo de 2022.  

Como evoluíram as ofertas de emprego do 2º trimestre de 2023 em comparação com os trimestres anteriores?

Depois do crescimento – de 25% – do volume das ofertas de emprego no 1º trimestre de 2023 em comparação com o último trimestre de 2022, as ofertas de emprego do 2ºtrimestre de 2023 inverteram a tendência ao baixarem cerca de 16% em relação ao volume de ofertas dos primeiros três meses de 2023.  

Apesar da queda, as ofertas do 2º trimestre de 2023 foram superiores às do 4º trimestre de 2022em aproximadamente 5%.  

Comparando com o período homólogo de 2022, verificou-se uma forte redução de 47%, ou seja, o volume de ofertas de emprego do 2º trimestre de 2023 foi cerca de metade do registado no 2º trimestre de 2022.

De facto, com exceção do 4º trimestre, as ofertas do 2º trimestre de 2023 foram mais baixas doque as ofertas registadas em qualquer um dos trimestres do ano anterior.    

A queda do volume de ofertas mensais não foi contínua ao longo do 1ºtrimestre de 2023

Analisando a evolução mensal, verifica-se que a redução das ofertas de emprego não foi constante ao longo do 2º trimestre de 2023.

Face a março de2023, as ofertas registaram uma forte redução de 25% em abril, tendo sido este o mês com menos ofertas em todos os meses do 1º semestre de 2023. As ofertas voltaram a aumentar em maio, 22%, e novamente em junho, com um crescimento de8%. Assim, as ofertas de junho foram 32% superiores às de abril. Apesar da recuperação face ao início do trimestre, o volume de ofertas mensais em junho foi inferior ao registado em janeiro (-18%), mês com mais ofertas no 1ºsemestre de 2023.

Evolução trimestral e mensal das ofertas de emprego entre janeiro de 2021 e junho de 2023 (1º trimestre ou janeiro de 2021 =100)

Fonte:FJN/Brighter Future, Burning Glass
Notas: O índice 100 é uma normalização do número global de ofertas de emprego no 1º trimestre de 2021 (evolução trimestral) ou em janeiro de 2021 (evolução mensal).

Quais foram as profissões que mais cresceram no 2º trimestre de 2023 face ao período homólogo de 2022? E que decresceram?

O forte decréscimo do número de ofertas de emprego do 2º trimestre de 2023 face ao período homólogo do ano anterior – redução de 47% – também se traduziu, previsivelmente, na redução das ofertas de emprego para a maioria das profissões entre os dois períodos: 91% das profissões Brighter Future registaram uma redução do volume de ofertas comparativamente ao mês homólogo de 2022.

Destas, destacaram-se as seguintes com um decréscimo a nível das ofertas de emprego superior a 90%:

_Trabalhadores manuais de artigos têxteis, couro e materiais similares

_Trabalhadores de vidro de ótica, salineiros, fogueteiros, revestidores manuais e escolhedores

_Trabalhadores qualificados da floresta e similares

_Técnicos e assistentes de veterinários

_Operadores de máquinas para o fabrico de produtos têxteis, de pele com pelo e couro

Em termos absolutos, a redução das ofertas foi mais significativa para as seguintes profissões, que registaram um decréscimo superior a 1150 ofertas no 2ºtrimestre de 2023, face ao período homólogo do ano anterior:

_Programadores de software

_Empregados de mesa e bar

_Operadores de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas

_Especialistas em recursos humanos

 

Apesar de estarem em minoria, houve também um conjunto de profissões com um crescimento do volume das ofertas no 2º trimestre de 2023 face ao período homólogo de 2022 superior a 50%, ou seja, o número de ofertas pedidas foi 1,5vezes superior no 2º trimestre de 2023 face ao 2º trimestre de 2022:

_Médicos

_Diretores de sucursais de bancos, serviços financeiros e de seguros

_Diretores financeiros

_Analistas e programadores de software e aplicações

_Autores, escritores, tradutores e linguistas 

Quais foram as profissões mais procuradas pelos empregadores no 2º trimestre de 2023?

Apesar da volatilidade registada no número de ofertas mensais de emprego ao longo dos últimos anos devido, em grande parte, às diferentes fases da crise pandémica e aos subsequentes impactos na atividade económica, as profissões mais procuradas têm sido bastante consistentes ao longo do tempo.

De facto, existem sete profissões no top dez das profissões mais procuradas no 2º trimestre de 2023 que também estavam no top do 2º trimestre de2022. Tal como verificado para os trimestres anteriores, o top de profissões mais procuradas no 2º trimestre de 2023 foi composto, na sua maioria, por profissões com uma forte componente tecnológica e com ligação ao setor do comércio.

Profissões mais procuradas no 2º trimestre de 2023 e variação face ao 2ºtrimestre de 2022

Fonte:FJN/Brighter Future, Burning Glass

Apesar de o top referente ao 1º trimestre de 2022 e 2023 partilharem as mesmas sete profissões, o posicionamento de cada profissão entre as mais procuradas não foi exatamente o mesmo. De facto, todas as sete profissões mudaram de posição entre os dois trimestres analisados.

Face ao 2º trimestre de 2022, os ‘Analistas de sistemas’ e os ‘Engenheiros biomédicos, de engenhos explosivos, de salvamento marítimo, de materiais, óticos e de segurança’ subiram três posições entre as mais procuradas, ocupando, no 2º trimestre de 2023, o 1º e 5º lugar do top, respetivamente.

Os ‘Representantes comerciais’ e os ‘Vendedores e encarregados de lojas’ subiram uma posição até ao 8º e 9º lugar entre as profissões mais procuradas, respetivamente.    

No sentido inverso, os ‘Programadores de software’ e os ‘Operadores de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas’ deixaram de ser as duas profissões mais procuradas ao baixarem 2 posições e, desse modo, ocupando o 3º e 4º lugar do top no 2º trimestre de 2023.

A queda foi mais acentuada para os ‘Empregados de mesa e bar’ ao perderem quatro posições, encontrando-se, no 2º trimestre de 2023, no 7º lugar entre as profissões com mais ofertas de emprego.

Que profissões entraram e quais as que saíram do top das mais procuradas?

Face ao 2º trimestre de 2022, as três profissões que saíram do top foram as seguintes:

_Especialistas em recursos humanos

_Empregados de escritório, técnicos de secretariado e operadores de processamento de dados

_Técnicos de apoio aos utilizadores das tecnologias da informação e comunicação (TIC)

 

No sentido oposto, as três profissões que entraram no top das mais procuradas no 2º trimestre de 2023 foram as seguintes:

_ Diretores de investigação e desenvolvimento

_ Pessoal de informação administrativa

_ Especialistas em publicidade e marketing

Destas profissões, destacaram-se as subidas de 10 ou mais posições dos ‘Diretores de investigação e desenvolvimento’ e do ‘Pessoal de informação administrativa’ até ao 2º e 6º lugar dotop das mais procuras no 2º trimestre de 2023, respetivamente.

Partilha este artigo_