Comércio continua a ser o setor que mais emprega em Portugal

Apesar das alterações que o mercado laboral em Portugal tem vindo a sofrer ao longo da última década, o setor do Comércio – ‘Comércio a retalho’ e ‘Comércio por grosso’ – permaneceu como o setor que mais emprega em Portugal, com um peso no emprego de 16,4% em 2021. Não obstante, na última década, a sua representatividade caiu já que, em 2010, era de 17,5%.

Para além do comércio, os seguintes setores também tiveram, em 2021, um peso no emprego superior a 5%:

  • Atividades de saúde humana e apoio social: 9,7%
  • Construção e promoção imobiliária: 8,4%
  • Alojamento e restauração: 8%
  • Atividades de segurança privada e de apoio a empresas: 5,6%
  • Atividades de consultoria, científicas e técnicas: 5%

Comparando 2010 com 2021, destaca-se o crescimento da representatividade no emprego dos setores das ‘Atividades de saúde humana e apoio social’ e das ‘Atividades de consultoria, científicas e técnicas’ com um crescimento de 2,4 e 1 pontos percentuais, respetivamente.  

Apesar de ainda ser pouco representativo, o setor dos ‘Serviços de informação e atividades informáticas’ também teve um crescimento assinável neste período com o seu peso no emprego a aumentar de 1,1% em 2010 para 2,7% em 2021: variação de 1,6 pontos percentuais.

No sentido contrário, os setores da ‘Construção e promoção imobiliária’ e da ‘Fabricação de têxteis, vestuário e calçado’ foram os que mais perderam peso no emprego entre 2010 e 2021 com uma redução de 2,4 e 0,8 pontos percentuais, respetivamente.

Distribuição do Emprego por Setor de Atividade em 2010 e 2021

Fonte: Quadros de Pessoal (GEP/MTSSS), FJN/Brighter Future. (1)

Nota Metodológica:

Para a elaboração do presente Insight recorreu-se aos dados dos Quadros de Pessoal que resultam de um inquérito anual obrigatório a todas as empresas do setor privado e do setor empresarial do estado com pelo um trabalhador por conta de outrem e que está a cargo do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (GEP/MTSSS), sendo que estes dados foram posteriormente tratados pela Fundação José Neves.  

  1. São consideradas as pessoas ao serviço em empresas do setor privado e do setor empresarial do estado. Os trabalhadores independentes, de serviço doméstico e do setor público administrativo não integram os dados originais. Valores arredondados com uma casa decimal.
Partilha este artigo_