Catarina Furtado e Pedro Ribeiro promovem a saúde mental com a Fundação José Neves

_ No Dia Mundial da Saúde Mental, a FJN divulga três Guias para que cada um de nós, os pais, os professores e as empresas promovam a saúde mental

Catarina Furtado e Pedro Ribeiro promovem a saúde mental com a Fundação José Neves

Cumprindo a sua missão de despertar a consciência individual, fortalecer o lado humano e promover o bem-estar e a saúde mental dos portugueses, no Dia Mundial da Saúde Mental a Fundação José Neves divulga três guias para ajudar os portugueses a cuidarem da saúde mental, assim como a aplicação de desenvolvimento pessoal 29k FJN, que já conta perto de 70 mil utilizadores registados e os testemunhos de personalidades como Catarina Furtado e Pedro Ribeiro

A aplicação 29k FJN é gratuita e em português. Está disponível para iOS e Android e pode ser descarregada no link https://joseneves.org/29-k-fjn.

Oferece cursos de desenvolvimento pessoal orientados por embaixadores e validados cientificamente, em formato de vídeos, meditações, áudios e exercícios. Atualmente são 14 os cursos disponíveis na aplicação dos quais 3 são direcionados a jovens entre os 15 e os 20 anos. Disponibiliza ainda 22 meditações, 25 exercícios, 3 testes, 6 check-in e 3 desafios.

A app tem como embaixadores Catarina Furtado, Fátima Lopes, Paula Amorim (Galp e Grupo Amorim), Luís Portela (Fundação Bial), António Horta-Osório, José Neves e Carlos Oliveira, e os jovens António Casalinho, Nenny, Rita Rocha e Zicky Té. As temáticas dos conteúdos disponibilizados são muito diversificadas, entre as quais stress, ansiedade, liderança, resiliência, amor-próprio, relações, valores e sono.

Accenture, Bial, Galp, Farfetch, REN e EDP são as empresas parceiras do programa e promovem junto dos seus colaboradores a participação nos cursos da app 29k FJN.

Catarina Furtado participa no curso ‘Nutrir relações em tempos difíceis’, através do qual ajuda a dar os primeiros passos em direção a ligações mais profundas. “A vida é feita de altos e baixos. É um carrossel de emoções que nos leva a vivenciar novas sensações e nos transporta invariavelmente para situações mais ou menos felizes. Mas é nas alturas difíceis, no meio da agitação, da turbulência, que nos esquecemos facilmente de nutrir e de alimentar as nossas relações. E é precisamente nessas alturas que precisamos mais uns dos outros, que sentimos o quão é importante uma ligação profunda aos outros”.

Para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental a fundação José Neves promove ainda três Guias FJN, criados em parceria com a Escola de Medicina da Universidade do Minho e com o patrocínio científico da Coordenação Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde. Documentos para ajudar na tomada de decisões conscientes.

O ‘Guia para o desenvolvimento pessoal: como investires no teu bem-estar?’, disponível no link https://www.joseneves.org/guia/guia-para-o-desenvolvimento-pessoal-como-investires-no-teu-bem-estar, é dirigido tanto para os portugueses que já cuidam do seu bem-estar e saúde mental como para os que nunca pensaram no assunto. Este guia apoia os portugueses na promoção da sua saúde mental através de um conjunto de exercícios e estratégias que visam ajudar as pessoas a lidar com as suas emoções de uma forma saudável.

Um segundo guia é dirigido a pais, familiares e professores que querem saber como identificar e agir perante os sintomas e problemas de saúde mental dos jovens. Disponibiliza recomendações, estratégias e exemplos práticos para atuar de uma forma global ou, por exemplo, nos casos em que os jovens apresentem sintomas de ansiedade ou de depressão, ou mesmo perturbações de comportamento alimentar. O ‘Guia para pais e professores: como apoiar a saúde mental e bem-estar dos jovens?’ está disponível no link https://www.joseneves.org/guia/guia-saude-mental-dos-jovens.

Ainda o ‘Guia para empresas: como promover o bem-estar e saúde mental dos trabalhadores?’, dirigido a todas as empresas e gestores que queiram melhorar a sua atividade e garantir o bem-estar e a saúde mental dos seus trabalhadores. Dá exemplos de empresas que podem motivar e inspirar o processo de mudança (Accenture, Bial, EDP, Farfetch, Galp e REN), mostra que investir na saúde mental dos trabalhadores compensa e ajuda, com recomendações e práticas, as empresas e os gestores a promover a saúde mental dos seus trabalhadores. Está disponível em https://www.joseneves.org/guia/guia-empresas-saude-mental.

Partilha este artigo_