Em 2022, as médias de entrada nos cursos nas áreas de 'Informática', ‘Proteção do Ambiente’ e ‘Matemática e Estatística’ aumentaram meio valor

Em 2022, as médias de entrada nos cursos nas áreas de 'Informática', ‘Proteção do Ambiente’ e ‘Matemática e Estatística’ aumentaram meio valor

De acordo com os dados da Direção-Geral do Ensino Superior ,cerca de 62 mil alunos candidataram-se na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso em 2022, uma redução de 3,9% face ao ano anterior que inverteu a tendência de crescimento registada nos dois anos anteriores: entre 2019 e 2020 os candidatos aumentaram 22,3% e entre 2020 e 2021 cresceram 2,3%.

O número de vagas também sofreu uma redução, embora mais contida: no CNA de 2022,as vagas reduziram aproximadamente 1,2% em comparação com o ano anterior. Não obstante, o número de colocados na 1ª fase do CNA de 2022 aumentou ligeiramente: 0,7%.

Apesar da redução do número de candidatos, as médias de entrada no ensino superior não sofreram alterações significativas face ao ano anterior.  

Neste insight analisam-se estas médias de entrada (as notas de candidatura dos últimos colocados pelo contingente geral da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso em 2022) e a sua comparação com 2021. Consideram-se os cursos de licenciatura, mestrado integrado e os cursos preparatórios (de licenciatura e mestrado integrado) do ensino superior público presentes no Concurso Nacional de Acesso.  

 

As áreas de formação com as médias de entrada em 2022 foram as mesmas que em 2021  Em termos agregados, a média de entrada do último colocado do CNA de 2022 foi similar à do ano transato, verificando-se apenas uma ligeira redução de 0,02 valores, dos14,16 valores em 2021 para os 14,14 valores em 2022, invertendo a tendência decrescimento dos anos anteriores, sobretudo em comparação com 2020, ano fortemente marcado pela crise pandémica, onde as médias de entrada aumentaram de forma significativa.

Em 2022,as médias de entrada para 11 áreas de formação subiram face a 2021. Destacou-se o aumento, superior a 0,5 valores, da média das notas dos últimos colocados em cursos das áreas de ‘Informática’, ‘Proteção do ambiente’ e ‘Matemática e estatística’.  

No sentido inverso, as médias de entrada das áreas das ‘Ciências da vida’, ‘Saúde’ e ‘Artes’ reduziram mais de 0,3 valores.

Apesar da variabilidade das médias de entrada por área de formação, as três áreas deformação com as médias mais elevadas em 2022 foram exatamente as mesmas do que em 2021:

_Ciências veterinárias: 156,2

_Direito: 153,3

_Saúde: 152,6

 No polo oposto, a área da ‘Agricultura, silvicultura e pesca’ e das ‘Indústrias transformadoras’ mantiveram-se como duas das áreas deformação com as médias mais baixas, quer em 2021 como 2022. O aumento da média de entrada da área da ‘Proteção do ambiente’ fez com que deixasse de figurar entre as áreas com as médias mais baixas encontrando-se, no seu lugar, em 2022, a área dos ‘Serviços sociais’.

Média das notas de candidatura dos últimos colocados no Concurso Nacional de Acesso de 2022, por área de formação

Fontes: DGES, FJN/Brighter Future
Notas: São apresentadas as médias das notas dos últimos colocados na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso em todos os cursos de Licenciatura, Mestrado Integrado, Preparatórios de Licenciatura e Preparatórios de Mestrado Integrado de cada área de formação (2 dígitos da Classificação Nacional das Áreas de Educação e Formação 2005). Consideraram-se apenas as áreas de formação com pelo menos 10 cursos no CNA de 2022.

Quais foram os cursos com as médias de entrada mais elevadas em 2022?

À exceção de um curso na área da ‘Arquitetura e construção’, os cursos com as médias de entrada mais elevadas em 2022 foram das áreas CTEM (Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas) e ‘Saúde’: quatro na área de formação das ‘Engenharia e técnicas afins’, três na área da ‘Saúde’, um na área das ‘Ciências físicas’ e um na área da ‘Matemática e estatística’.

A maioria(7 dos 10) dos cursos com as médias de entrada mais elevadas em 2022 também estavam entre os 10 cursos as médias de entrada mais elevadas em 2021, não obstante, face ao ano transato, a nota de candidatura do último colocado pelo contingente geral da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso baixou para todos estes cursos em 2022.

Similarmente ao verificado em 2021, todos os cursos com as médias de entrada mais elevadas são cursos do ensino universitário cuja instituição de ensino se localiza ou na região Norte ou na Área Metropolitana de Lisboa.

Cursos com as médias de entrada mais elevadas em 2022

Fontes: DGES, FJN/BrighterFuture
NOTAS: SÃO APRESENTADOS OS 10 CURSOS COM MAIOR NOTA DE CANDIDATURA DO ÚLTIMO COLOCADO PELO CONTINGENTE GERAL DA 1ª FASE DOCONCURSO NACIONAL DE ACESSO EM 2022. É TAMBÉM APRESENTADA A NOTA DO MESMO CURSO EM 2021.

Quais foram os cursos com as médias de entrada mais baixas em 2022?

A maioria (9 dos 10) dos cursos com as médias de entrada mais baixas são do ensino politécnico e localizam-se no interior de Portugal. À exceção de dois destes cursos, as notas de candidatura do último colocado pelo contingente geral da 1º fase desceram em 2022 face a 2021.

Contrariamente ao verificado nos cursos com as médias de entrada mais elevadas, apenas três dos dez dos cursos com as médias de entrada mais baixas em 2022 estavam também entre os dez cursos com as médias de entrada mais baixas em 2021.

Cursos com as médias de entrada mais baixas em 2022

Fontes: DGES, FJN/BrighterFuture
NOTAS: SÃO APRESENTADOS OS10 CURSOS COM MAIOR NOTA DE CANDIDATURA DO ÚLTIMO COLOCADO PELO CONTINGENTE GERAL DA 1ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO EM 2022. É TAMBÉM APRESENTADA ANOTA DO MESMO CURSO EM 2021.

QUANDO COMPARADA A LISTA DOS CURSOS COM AS MÉDIAS DE ENTRADA MAIS ELEVADAS E MAIS BAIXAS EM 2022, SOBRESSAEM VÁRIAS DIFERENÇAS.

Primeiro, enquanto as médias de entrada mais elevadas se verificaram em cursos do ensino universitário localizados em grandes centros urbanos, as médias mais baixas registaram-se em cursos do ensino politécnico localizados em regiões do interior.

Segundo, com exceção da área de ‘Engenharia e técnicas afins’ não há sobreposição entre as áreas deformação dos cursos destas duas listas. Dos dez cursos com médias de entrada mais baixas, quatro são de ‘Ciências empresariais’, três de ‘Artes’ e apenas um curso das áreas de ‘Engenharia e técnicas afins’, ‘Agricultura, silvicultura e pesca’ e ‘Serviços sociais’.

Em média, parece haver uma associação positiva entre as médias de entrada e o número de vagas dos cursos. O gráfico seguinte ilustra esta correlação positiva (0,37), bem como uma maior concentração das médias de entrada mais elevadas no ensino universitário.

Número de vagas e médias de entrada por curso e subsistema de ensino, em 2022

Fontes: DGES, FJN/BrighterFuture
NOTAS: SÃO APRESENTADAS O NÚMERO DE VAGAS E NOTA DE CANDIDATURA DO ÚLTIMO COLOCADO PELO CONTINGENTE GERAL DA 1ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO EM 2022 DOS CURSOS DE LICENCIATURA, MESTRADO INTEGRADO E PREPARATÓRIOS (LICENCIATURA OU MESTRADO INTEGRADO) DO ENSINO PÚBLICO.

AS MÉDIAS DE ENTRADA E VAGAS DE TODOS OS CURSOS EM 2022

A tabela seguinte apresenta as médias de entrada e as vagas de 2022 para todos as licenciaturas e mestrados integrados do ensino superior público com essa informação disponível e com pelo menos um aluno colocado no concurso Nacional de Acesso de 2022.

 

Podes filtrar a lista apresentada através da pesquisa. Por exemplo, podes pesquisar por um termo específico (ex: Direito) ou uma instituição de ensino (ex: Universidade do Minho).

Fontes: DGES, FJN/Brighter Future
NOTAS: SÃO APRESENTADAS O NÚMERO DE VAGAS E NOTA DE CANDIDATURA DO ÚLTIMO COLOCADO PELO CONTINGENTE GERALDA 1ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO EM 2022 DOS CURSOS DE LICENCIATURA, MESTRADO INTEGRADO E PREPARATÓRIOS (LICENCIATURA OU MESTRADO INTEGRADO) DO ENSINO PÚBLICO.

No Brighter Future, podes ainda pesquisar diretamente os cursos que te interessam e encontrar para cada um deles algumas informações: provas de ingresso, estatísticas sobre número de inscritos e diplomados, desemprego dos recém-diplomados, entre outros indicadores.

Partilha este artigo_