2022 arranca com o maior número de ofertas de emprego desde o início de 2021
As ofertas de emprego são um indicador informativo sobre a procura dos empregadores por profissionais nas diferentes fases da crise pandémica. A evolução destes dados para os meses de 2021 e 2022 permitem não só perceber a dinâmica de procura pelo mercado de trabalho, mas também analisar variações face ao mesmo período de anos anteriores.
ESTE É O TRIMESTRE DESDE O INÍCIO DE 2021 COM MAIS OFERTAS DE EMPREGO
O início de 2022 retoma, de forma bastante acentuada, a trajetória de crescimento das ofertas de emprego que se registava desde o início de 2021 e que tinha sido interrompida no último trimestre do ano.
O 1º trimestre de 2022 fica marcado por ter registado o maior volume de ofertas de emprego desde o início de 2021. Neste trimestre, as ofertas de emprego aumentaram 62% face ao último trimestre de 2021 e, face ao período homólogo de 2021, o aumento foi ainda mais expressivo com as ofertas a aumentarem 77%.
A análise numa base mensal revela que esta dinâmica se deveu sobretudo aos meses de fevereiro e março. Já em janeiro de 2022, as ofertas caíram 15% face ao mês anterior. Foi entre janeiro para fevereiro de 2022 que ocorreu a maior variação mensal registada no volume das ofertas de emprego de 2021 em diante – ao aumentarem mais de 81%. Entre fevereiro e março, o crescimento das ofertas de emprego foi de aproximadamente 37%.
O volume de ofertas de emprego em fevereiro e março de 2022 foi superior ao volume mensal de qualquer um dos meses de 2021. Entre julho de 2021, mês, até então, com o maior volume de ofertas de emprego de 2021 em diante e março de 2022, as ofertas de emprego online cresceram cerca de 96%, ou seja, o volume de ofertas de emprego quase que duplicou entre os dois períodos.
Evolução trimestral das ofertas de emprego entre o 1ºT de 2021 e o 1ºT de 2022 (1ºT de 2021 =100)
FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE, BURNING GLASS1
QUAIS FORAM AS PROFISSÕES COM MAIOR VARIAÇÃO DE PROCURA NO 1º TRIMESTRE DE 2022 FACE AO PERÍODO HOMÓLOGO DE 2021?
Das profissões Brighter Future com expressão de procura no 1º trimestre de 2021, 82% registaram um crescimento de ofertas no mesmo trimestre de 2022.
Destas destacam-se as seguintes profissões cujo volume de ofertas de emprego foi 4 vezes superior às do 1º trimestre de 2021, com aumentos superiores a 300%):
- Empregado de mesa e bar
- Ajudante de cozinha e assistente na preparação de refeições
- Rececionista de hotel
- Cozinheiro
- Rececionista, exceto de hotel
- Auxiliar de educadores de infância e de professores
- Chefe de cozinha
A maioria destas profissões são de setores relacionados com restauração e alojamento, e este crescimento tão acentuado revela essencialmente a queda de procura que testemunharam durante 2021.
Em termos absolutos, o aumento das ofertas foi mais significativo para seguintes profissões ao crescerem em mais de 1000 ofertas no 1º trimestre de 2022 face ao período homólogo do ano anterior:
- Empregado de mesa e bar
- Programador de software
- Empregado de escritório, técnico de secretariado e operador de processamento de dados
- Operador de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas
- Cozinheiro
No polo oposto, encontram-se as profissões em contraciclo, ou seja, profissões que, contrariamente ao crescimento de ofertas de emprego em termos agregados, registaram um decréscimo de ofertas de emprego no 1º trimestre de 2022 face ao período homólogo de 2021. As seguintes profissões registaram uma redução superior a 50%:
- Vendedor ambulante e em mercados ou quiosques
- Diretor das indústrias de construção e de engenharia civil
- Diretor dos serviços de saúde
- Especialista do trabalho social
- Trabalhador da impressão
- Instalador de ar condicionado e de sistemas de refrigeração
- Pessoal de companhia, ajudante de quarto, agente funerário e prestador de cuidados a animais
QUAIS SÃO AS PROFISSÕES MAIS PROCURADAS PELOS EMPREGADORES NO 1º TRIMESTRE DE 2022?
Apesar de todas estas oscilações verificadas ao longo dos meses e em relação a períodos homólogos, há um conjunto de 7 profissões que se mantêm no top dez das mais procuradas pelos empregadores no 1º trimestre de 2022 comparativamente ao período homólogo do ano anterior.
- Programador de software
- Operador de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas
- Analista de sistemas
- Técnico de apoio aos utilizadores das tecnologias da informação e comunicação (TIC)
- Especialista em recursos humanos
- Programador Web e de multimédia
- Representante comercial
Profissões mais procuradas no 1ºT de 2022 e variação face ao 1ºT de 2021
FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE, BURNING GLASS
Apesar do 1º trimestre de 2021 e 2022 partilharem as mesmas sete profissões, o posicionamento de cada profissão entre as mais procuradas não foi exatamente o mesmo.
As profissões ‘Técnico de apoio aos utilizadores das tecnologias da informação e comunicação (TIC)’, ‘Especialista em recursos humanos’, ‘Programador Web e de multimédia’ e ‘Representante comercial’ caíram nesta ranking, enquanto as profissões de ‘Operador de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas’ e ‘Analista de sistemas’ subiram uma posição, encontrando-se ambas entre as três mais procuradas.
A profissão de ‘Programador de software’ foi a única que não alterou de posição face ao período homólogo de 2021, mantendo-se como a profissão mais procurada.
QUE PROFISSÕES ENTRARAM E SAÍRAM DO TOP DAS MAIS PROCURADAS?
Houve 3 profissões que entraram no top das mais procuradas no 1º trimestre de 2022 foram, com destaque para “Empregado de mesa e bar” e “Empregado de escritório, técnico de secretariado e operador de processamento de dados” com uma subida de 37 e 11 posições no ranking, respetivamente.
No sentido oposto, as 3 profissões que saíram do top das mais procuradas no 1º trimestre de 2022 foram as seguintes:
- Pessoal de informação administrativa
- Trabalhador não qualificado da indústria transformadora
- Mecânico e reparador de máquinas e de veículos terrestres