Fundador da Farfetch cria Fundação José Neves para facilitar o acesso à Educação e preparar os portugueses para o futuro

José Neves, empreendedor e fundador da Farfetch, anunciou hoje o lançamento da Fundação José Neves, uma instituição sem fins lucrativos, focada na Educação e nas competências do futuro, e que tem como missão ajudar a transformar Portugal numa Sociedade do Conhecimento e colocar o País na liderança do desenvolvimento humano.


O arranque da Fundação José Neves foi dado hoje com a abertura das candidaturas ao ISA FJN, um programa inovador que pretende apoiar milhares de portugueses a investirem na sua Educação e a adquirirem competências que serão mais procuradas no futuro. A Fundação José Neves vai investir no programa ISA FJN 5 milhões de euros nos próximos dois anos.

“A aposta na Educação ao longo da vida é o fator-chave para proporcionarmos aos portugueses um futuro melhor. Só assim conseguiremos potenciar o desenvolvimento do nosso País, em todas as suas vertentes” - afirma o fundador José Neves.


A apresentação oficial da Fundação José Neves vai realizar-se no próximo dia 22 de setembro, num evento que contará com a participação de um painel de personalidades inspiradoras, nacionais e internacionais, onde se destacam o banqueiro António Horta Osório; o músico Will.i.am; Niklas Zennström (fundador do Skype e da capital de risco Atomico), James Higa ( filantropo e antigo Chief of Staff de Steve Jobs); Noami Campbell (modelo, empreendedora e fundadora da organização Fashion For Relief) e Jean-Philippe Courtois (Vice-Presidente Executivo e Presidente para a área de Global Sales, Marketing and Operations da Microsoft) entre outros, que irão discutir a importância da Educação, das competências da empregabilidade e da filantropia. O evento será transmitido online na plataforma da Fundação.


_Uma Fundação para impulsionar os níveis de desenvolvimento humano em Portugal


Com o compromisso de doar dois terços dos seus ativos ao longo da vida à Fundação, José Neves explica que a sua ambição com este projeto “é ajudar a elevar significativamente o estatuto e a posição de Portugal nos rankings internacionais de Educação e de desenvolvimento humano nos próximos 20 anos”.


Para a concretização desta missão, a Fundação José Neves conta com Carlos Oliveira, empreendedor e antigo Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, que assume a Presidência Executiva da Fundação. “Só conseguiremos acompanhar as rápidas e profundas transformações que o mundo enfrenta se investirmos na formação e na permanente atualização de conhecimento. Se fizermos esse investimento conseguiremos proporcionar um futuro melhor aos portugueses e a Portugal”, sublinha o Presidente Executivo da Fundação José Neves, Carlos Oliveira.


O conselho de administração da Fundação integra também António Murta, cofundador e CEO da sociedade de capital de risco Pathena. “Perceber quais são as competências mais relevantes no mercado de trabalho de hoje e amanhã é absolutamente crucial para assegurar que os portugueses tomam as melhores decisões para o seu futuro e estão preparados para responder às rápidas mudanças no mercado de trabalho”, afirma António Murta.


A Fundação José Neves está ancorada em quatro pilares de atuação - Promover o acesso à aprendizagem; Potenciar as competências do Futuro; Projetar a Educação do Futuro e Despertar o desenvolvimento pessoal - e pretende ser assim uma força transformadora de Portugal. Para atingir os seus objetivos, a Fundação José Neves aposta na criação de programas práticos que permitam aos portugueses encontrar soluções para aprender ao longo da vida.

São hoje apresentados os dois primeiros Programas da Fundação:

ISA FJN

Este programa, cujas candidaturas se encontram abertas desde hoje, pretende apoiar o acesso dos portugueses aos cursos e formações que desenvolvem as competências do futuro e que estão alinhadas com as necessidades do amanhã. O ISA FJN baseia-se no modelo de Income Share Agreement e conta com um conjunto inicial de mais de 100 cursos e formações de 22 instituições de ensino (entre Universidades, Institutos Politécnicos e outras entidades de formação) que são parceiras da Fundação José Neves. Através do ISA FJN, a Fundação José Neves vai efetuar o pagamento do valor da propina do curso escolhido. O estudante só reembolsará o valor quando obtiver rendimentos acima de um valor pré-determinado. Este programa conta com uma garantia concedida pelo Fundo Europeu de Investimento e é auditado pela Ernst & Young.

BRIGHTER FUTURE


Esta plataforma será a maior base de conhecimento sobre Educação e Competências em Portugal. O portal vai reunir e interligar indicadores, dados estatísticos e informação relevante sobre Emprego, Educação e Competências em Portugal e estará disponível a partir do dia 22 de setembro.

Esta plataforma vai permitir, por um lado, identificar de forma simples e visual grandes tendências sobre Emprego, Educação e Competências, bem como as profissões mais representativas no mercado de trabalho; as profissões mais procuradas; as competências mais valorizadas pelas empresas e a empregabilidade das diferentes áreas de formação. Por outro lado, também dá também acesso a informação detalhada de cada profissão, formação e competência, permitindo ao utilizador encontrar informação mais personalizada.

“O objetivo dos programas criados pela Fundação José Neves é contribuir para um País mais desenvolvido e competitivo através do fortalecimento das competências do futuro e do talento em Portugal” - sublinha o Presidente Executivo da Fundação Carlos Oliveira.

Partilha este artigo_